EVOÉ BACO!!!

BEM-VINDO AO BACANAL DAS ARTES!

UM CANAL PARA INTERAÇÕES, DISCUSSÕES, INDICAÇÕES DE TRABALHOS ARTÍSTICOS, CURIOSIDADES E AFINS...

COMENTEM E INTERAJAM!!!

ps: A imagem de apresentação do Blog foi criada por MARCIO BENVENUTO. Cada letra do nome do blog é formada por uma imagem corporal feita por dois artistas de nomes desconhecidos.

27 de ago. de 2010

INSCRIÇÕES ABERTAS para Oficinas e Conferências com os renomados artistas russos Alexey Levinskiy, Tatiana Stepantchenko e Anatoli Vassiliev - SP


Entre 26 de agosto e 06 de setembro de 2010, o ECUM – CENTRO INTERNACIONAL DE PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO EM ARTES CÊNICAS abre as inscrições para a programação gratuita em São Paulo. Entre os dias 1º e 5 de novembro de 2010, por meio de uma parceria com a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, o ECUM realiza na capital paulista oficinas e conferências com os renomados artistas pedagogos russos Alexey Levinskiy, Tatiana Stepantchenko e Anatoli Vassiliev, um dos principais encenadores da Rússia nos últimos 20 anos e responsável pela criação da Escola de Arte Dramática em Moscou.

Os interessados devem preencher a ficha de inscrições disponível no site www.ecum.com.br e enviar para o email centrodeformacaomg@ecum.com.br com a carta de motivação e currículo anexados.

Esse programa de oficinas foi lançado em outubro de 2009 no calendário do Ano da França no Brasil e dá início às atividades de um centro internacional de pesquisa em artes cênicas com sede em Belo Horizonte (previsto para 2011). A coordenação pedagógica é de Ana Teixeira (Grupo Amok Teatro/Rio de Janeiro) e Fernando Mencarelli (UFMG) e a coordenação geral é de Guilherme Marques. A curadora convidada é Maria Thaís (UNICAMP/ Cia Teatro Balagan/SP). A Curadoria permanente é de Beatrice Picon-Vallin e Jean François-Dusigne. O ECUM é realizado com os benefícios da lei federal de incentivo à Cultura e é apresentado pela CEMIG. A realização é da ECUM – Central de Produção em parceria com a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco e Olhares – Instituto Cultural.

Abaixo, segue descrição detalhada do programa a ser realizado em São Paulo:

OFICINAS
1 a 5 de novembro de 2010, de 10h30 a 13h30 e 14h30 a 17h30
Local: SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco
Observação: No dia em que os convidados ministram conferência, não haverá oficina no período da tarde.

1) INICIAÇÃO À BIOMECÂNICA / Alexey Levinskiy
Vagas efetivas: 16 atores
De quais saberes um ator contemporâneo necessita? Quais técnicas podem ajudá-lo a adquirir estes saberes? Esta oficina propõe estudar os elementos práticos da biomecânica e, paralelamente, será feito um trabalho sobre as pesquisas de Meyerhold, sobre o movimento cênico e a biomecânica, através de comentários de textos, imagens e vídeos. O objetivo é levar os atores a sentir e a compreender como a biomecânica pode ajudar o ator a se perceber no tempo e no espaço cênico, ensinar o equilíbrio e a coordenação.

Alexey Levisnkiy é ator, diretor e professor. Laureado com o State Prize, foi graduado pelo School-Studio of MkhAT em 1969. Foi um dos atores líderes do Satire Theatre, em Moscou nos anos 70. Começou a estudar a bicomecânica com Nicolai Georgyevich Kustov, antigo colega de Meyerhold e professor de biomecânica na escola GosTIM nos anos 30. Em 1979 ele se formou no GITIS Higher Directors’School. Levinsky atuou em peças escritas por Ostrowsky, Beckett, Molière, Brecht, Shakespeare e outros. Atualmente trabalha como ator e diretor nos teatros de Moscou OKOLO e no Teatro Ermolova e ministra master classes de biomecânica no Meyerhold Centre e também na Áustria, Alemanha. EUA, Holanda, Reino Unido e outros países.

2) A ANÁLISE-AÇÃO OU COMO SE SERVIR / Tatiana Stepantchenko
Vagas efetivas: 15 atores e 5 diretores
Esta oficina tem por objetivo oferecer as chaves para a prática do “Método de Ações Físicas”, ou a “Análise da peça pelas ações físicas”, que constituem a base da Escola Russa Moderna do Ator. Um método conjunto para o ator e o diretor que se apóia sobre uma síntese das pedagogias de Michael Cechov e Maria Knebel. A ação psicofísica, pertinente e justificada enquanto motor do jogo. Neste dispositivo de trabalho, o ator e o diretor estão intimamente ligados em cena e constituem uma entidade ativa encarregada de desenvolver conjuntamente o personagem e desenvolver a ação dramática em uma determinada dramaturgia.

Texto de trabalho: A Gaivota de Tchekhov.
Condição de trabalho para os participantes: é necessário ter boa condição física.

Tatiana Stepantchenko é atriz e diretora formada no GITIS de Moscou sob a direção de Maria Knebel (antiga aluna de Stanislavski e assistente de Michael Cechov). Tem uma carreira de atriz na Rússia, na Alemanha e na França. No momento atua em Moscou interpretando Fedra de Marina Tsvetaeva e já dirigiu diversos espetáculos na França e Alemanha. Como pedagoga, dirige seminários de formação em Munique (Academia Superior de Teatro - Prinzregen Theater), em Essen (Folkwanghochschule) e na França, no Estúdio Phénix em Valenciennes, no Centro Dramático de Béthune, na ARTA - Cartoucherie de Vincennes, assim como em outros centros de formação na França, Itália, Alemanha e Polônia.

3) O TEXTO LITRÁRIO E A IMPROVISAÇÃO / Anatoli Vassiliev / Assistente: Natacha Isaeva
Vagas efetivas: 16 atores
O atelier gira em torno de uma mesma problemática e pode ser traduzida a partir dos seguintes temas: “o texto duro e a liberdade” e “o texto do autor e a passagem para o texto cênico”.
Texto de trabalho: A Gaivota e Tio Vânia, de Anton Tchekhov.
A base teórica deste trabalho pode ser encontrada no livro: A Un Unico Lettore, de Anatoli Vassiliev.
Condição de trabalho para os participantes: profissionais com experiência

Anatoli Vassiliev formou-se em direção teatral no Instituto de Artes do Teatro (GITIS) de Moscou, onde foi aluno de Maria Knebel. Depois de sua formatura, ele dirige várias companhias de teatro de Moscou. Em 1987, abre seu teatro-laboratório The School of Dramatic Art com o espetáculo Seis Personagens a Procura de um Autor de Pirandello, que parte em turnê pelo mundo. Com esta produção, Vassiliev passa a ser aclamado como um dos diretores de teatro mais interessantes de sua geração. Seus espetáculos participaram dos mais importantes festivais internacionais e seu trabalho pedagógico viaja por diversos países. Convidado para trabalhar como diretor em várias companhias européias, ele realizou projetos artísticos com a Academia Experimental de Artes Teatrais em Paris e com o grupo do Workcenter de Jerzy Grotowksi e Thomas Ricahrds. Entre 2004 e 2008 trabalhou como Diretor Artístico do Departameto de Direção Teatral na ENSATT (Escola Nacional de Artes e Técnicas de Teatro) em Lyon. Foi nomeado “The Emerite Master of Arts of Russia” e na França, “Chevalier des Arts et des Lettres”, “Chevalier des Palmes Academiques”, “Commandeur des Arts et des Lettres”. Em 2008 foi eleito World Ambassador for Theatre para a UNESCO.

PROGRAMA DE CONFERÊNCIAS
Dia 3 de novembro, de 19h às 22h
Dia 4 de novembro, de 19h às 21h
Local: Teatro Aliança Francesa

Quarta-Feira, 3 de novembro de 2010
19h às 20h30
Conferência: Alexey Levinskiy
Tema: “Biomecânica de Meyerhold: o treinamento psicofísico para o ator dramático”

20h30 às 22h
Conferência: Tatiana Stepantchenko
Tema: “O ator-criador: vetor principal do processo de desenvolvimento da direção – análise e exemplos práticos do meu trabalho de direção”

Quinta-Feira, 4 de novembro de 2010
19h às 21h
Conferência: Anatoli Vassiliev
“O que significa ‘o estudo’? A passagem da prática psicológica da situação à prática conceitual e lúdica"
fonte: SP Escola de Teatro (via e-mail)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Participe! Interaja!