EVOÉ BACO!!!

BEM-VINDO AO BACANAL DAS ARTES!

UM CANAL PARA INTERAÇÕES, DISCUSSÕES, INDICAÇÕES DE TRABALHOS ARTÍSTICOS, CURIOSIDADES E AFINS...

COMENTEM E INTERAJAM!!!

ps: A imagem de apresentação do Blog foi criada por MARCIO BENVENUTO. Cada letra do nome do blog é formada por uma imagem corporal feita por dois artistas de nomes desconhecidos.

4 de out de 2012

LABORARTE COMEMORA 40 ANOS COM REINAUGURAÇÃO DE ESPAÇO CULTURAL - MA

As comemorações acontecerão no Casarão 42, sede do grupo, na Rua Jansen Muller - Centro
A cultura maranhense está em festa neste mês de outubro. No próximo dia 11, o Laboratório de Expressões Artísticas (Laborarte) comemora quarenta anos de fluente produção artística e cultural na cidade. Para isso, preparou uma programação especial para celebrar o aniversario. 

As comemorações acontecerão no Casarão 42 da Rua Jansen Muller, no Centro, onde fica a sede do grupo. A programação começa a partir das 19 horas, com a reinauguração da Sala Cecílio Sá; apresentação de espetáculos teatral; abertura da exposição “40 anos” reunindo acervos do grupo, como documentos, figurinos, cenários, troféus, bonecos, cartazes, fotos, artes plásticas; exibição de vídeos do grupo no Cine Laborarte; intervenções musicais e cênicas com artistas convidados; além de coquetel com o corte de um grande bolo de aniversário. 

Berço de iniciação e formação de vários artistas maranhenses, o Laborarte surgiu, em 1972, da necessidade que jovens de vários grupos sentiram de criar um movimento que globalizasse suas atividades e as centralizasse em torno de um objetivo comum, favorecendo, desse modo, a elaboração das formas de expressões artísticas e culturais de São Luís. 

A rica história conquistada ao longo destes quarenta anos foi construída graças aos grandes artistas que fizeram e que ainda fazem parte do grupo. Cerca de cem renomadas personalidades da cultura local passaram pelo Laborarte, como: Dona Teté, Nelson Brito, Joãozinho Ribeiro, João Ewerton, Murilo Santos, Regina Telles. Então, temos motivos demais para esta grande homenagem”, destaca o Coordenador do Laborarte, Júlio César da Hora. 

Atualmente o grupo desenvolve uma ação cultural permanente com oficinas de tambor de crioula, cacuriá, capoeira, percussão, teatro e dança popular, e produção de diversos espetáculos, destacando-se: o “Cacuriá de Dona Teté”, o “Show de Rosa Reis”, “Tambor de Crioula do Laborarte”, o drama de carnaval “Te Gruda no meu Fofão” o teatro de bonecos “A Peleja de Casimiro em lendas Emaranhadas”, o “Floreado de Capoeira” e o espetáculo natalino “Auto da Estrela Esperança” e também os eventos "Carnaval de 2ª", "Folia Laborarte", "Rompendo Aleluia", "Sarau de Bailados" e "Caravana Laborarte".


PROGRAMAÇÃO 

DIA 11/10
Local: Casarão Laborarte – a partir das 19 horas 
* Reinauguração da Sala Cecílio Sá - Apresentação do espetáculo "Performance Griot-Contos Africanos" com Urias de Oliveira. 
* Cine Laborarte - Exibição de vídeos do grupo 
* Exposição "40 anos" reunindo acervos do grupo: documentos, figurinos, cenários, troféus, bonecos, cartazes, fotos, artes plásticas, 
* Intervenções Musicais e Cênicas 
* Coquetel e Bolo de Aniversário 

DIAS 19 e 20/10 
Local: Centro de Criatividade Odylo Costa, filho. 
A festança não para – Exposição, Roda de Capoeira, Lançamento do Documentário “40 anos do Laborarte”, Shows com artistas convidados, Teatro de Bonecos, Intervenções de Teatro e Dança, e apresentação do Tambor de Crioula do Laborarte e do Cacuriá de Dona Teté

fonte: Rosa Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Participe! Interaja!