EVOÉ BACO!!!

BEM-VINDO AO BACANAL DAS ARTES!

UM CANAL PARA INTERAÇÕES, DISCUSSÕES, INDICAÇÕES DE TRABALHOS ARTÍSTICOS, CURIOSIDADES E AFINS...

COMENTEM E INTERAJAM!!!

ps: A imagem de apresentação do Blog foi criada por MARCIO BENVENUTO. Cada letra do nome do blog é formada por uma imagem corporal feita por dois artistas de nomes desconhecidos.

17 de nov de 2010

Porto Alegre recebe a Feira da Música do Sul - RS

clique na imagem para ampliar

De 17 a 20 de novembro a diversidade cultural se fará presente na cidade. A Feira da Música do Sul 2010 traz uma infinidade de atrações concentrando em Porto Alegre, durante quatro dias, pensadores e articuladores da cena da música. Um espaço para múltiplas atividades como painéis, shows, oficinas, rodadas criativas, encontros e mostras de serviços. O evento acontece na Casa de Cultura Mario Quintana e no Centro de eventos Casa do Gaúcho.

Com o objetivo de incentivar o grande potencial econômico do cenário musical gaúcho, a Feira da Música do Sul propõe um espaço de discussão e negócios do setor musical. A idéia é promover a abertura e a ampliação do mercado e acelerar o desenvolvimento de atividades de qualificação profissional para músicos, produtores e demais agentes do cenário musical. Reunir para agregar, qualificar para empreender. Estes são os focos da Feira da Música do Sul 2010, elaborados a partir de crenças e experiências de grandes feiras internacionais como o Midem, a Womex, o SXSW e a Popkomm - e nacionais como a Feira da Música de Fortaleza, o Mercado Cultural, a Feira da Música Brasil, o Porto Musical e a Brazil Central Music.

E música de referência é o que não falta para este grande evento que promete apresentações de diferentes gêneros. Guapos, Loucos e Letrados são três grupos musicais formados por artistas gaúchos que representam o estilo que dá nome às bandas. Guapos são compostos pelos tradicionalistas, Loucos são os roqueiros e os Letrados são os músicos com uma veia poética. Outras grandes atrações como Leopoldina e Banda e Mestre Jonas fazem parte desta intensa programação

Programação Feira da música do Sul 2010

17/11 – Quarta-feira
Shows – Casa do Gaúcho
19h às 22h – Mostra de produtos e serviços
20h30 – Abertura Oficial
21h – Leopoldina e Banda
22h – Mestre Jonas

Noites Fora do Eixo – Wannabe Jalva e Projecto Gomez
Horário: 22h
Local: Dr. Jekyll (Travessa do Carmo, 73 - Cidade Baixa)

Circuito Trocando Ideia de Rap - Ogi (SP) e Dj Charquipunk (Chile)
Horário: 22h
Local: Garagem Hermética (Rua Barros Cassal, 386)

18/11 – Quinta-feira
Painéis – Casa de Cultura Mário Quintana
10h – Observatórios Culturais e Políticas Públicas para a Música
13h30 – Atuação do Sebrae na Cultura Brasileira
14h – Encontro com Tatiana Ivanovici (Jornalista e Produtora Cultural) - SP e Bruno Torres (Distribuidora Favela Music) – RJ
14h – Rodadas Criativas
15h – Oficina Comunicação na música: criando um release
16h – O Direito Autoral e a Reforma da Lei
18h - Encontro com Maurício Bussab - SP - Distribuidora Tratore
19h – Sessão de videoclipes

Shows - Casa do Gaúcho
16h – Mostra de produtos e serviços
22h – Guapos

Noites Fora do Eixo – Canastra Suja e Véspera
Horário: 22h
Local: Eclipse Bar (Rua Joaquim Nabuco, 272 - Cidade Baixa)

Circuito Trocando Ideia de Rap - DJ MZK, Tonho Crocco e atração surpresa
Horário: 22h
Local: Garagem Hermética (Rua Barros Cassal, 386)

19/11 – Sexta-feira
Painéis - Casa de Cultura Mário Quintana
10h - Circulação na América Latina
13h30 – Cooperativismo
14h – Rodadas Criativas
14h – Oficina Além da música: o que é uma equipe de produção
16h – Imagem & Comprador
17h – Encontro com Andre Maleronka (Editor da Revista Vice) - SP
19h – Sessão de videoclipes

Shows - Casa do Gaúcho
16h – Mostra de produtos e serviços
23h – Loucos

Noites Fora do Eixo
Tonho Crocco
Horário: 22h
Local: Long Play (Sarmento Leite, 880 – Cidade Baixa)
Bandinha Di Da Dó
Horário: 22h
Local: Verde Club (Avenida Goethe, 200 - Moinhos de Vento)

Circuito Trocando Ideia de Rap - Lurdez da Luz (SP) e D.R.O e Solo Damant (RS)
Horário: 23h30
Local: Garagem Hermética (Rua Barros Cassal, 386)

20/11 – Sábado
Painéis - Casa de Cultura Mário Quintana
13h30 – Educação Musical
14h – Encontro de Coletivos e Produtores Independentes do Sul
14h – Rodadas Criativas
15h30 – Feiras de música no Brasil
17h30 - Plenária do Fórum Permanente de Música do RS

Shows - Casa do Gaúcho
16h – Mostra de produtos e serviços
23h – Letrados

Noites Fora do Eixo
Telecines e Auditiva
Horário: 22h
Local: Dr. Jekyll (Travessa do Carmo, 73 - Cidade Baixa)
Bebop e Subtropicais
Horário: 22h
Local: Live Sport Pub (Rua Doutor Barcelos, 435 - Assunçã

Sobre os parceiros:

Circuito Fora do Eixo
Rede de trabalhos concebida por produtores culturais das regiões centro-oeste, norte e sul no final de 2005. Começou com uma parceria entre produtores das cidades de Cuiabá (MT), Rio Branco (AC), Uberlândia (MG) e Londrina (PR) que queriam estimular a circulação de bandas, o intercâmbio de tecnologia de produção e o escoamento de produtos nesta rota desde então batizada de "Circuito Fora do Eixo". Hoje o Circuito Fora do Eixo está em 25, das 27 unidades federativas do Brasil. O sul, o centro-oeste, o sudeste e o norte são regiões totalmente associados, já que contam com todos os estados inclusos. O Macondo Coletivo, referência da Regional Sul do Fora do Eixo, é o responsável pela administração da parceira com a Feira da Música do Su.

Instituto Trocando Ideia
O Instituto Trocando Ideia de Tecnologia Social Integrada existe formalmente há 6 anos. O grupo de ativistas e produtores culturais que constitui o Instituto realizou entre 1999 e 2006 o Encontro Trocando Ideia anualmente em Porto Alegre, além de duas edições nacionais em São Luis do Maranhão e Recife. Trocando inclusão social por transformação social - e sabedores que este processo se constrói somente com o fomento e a prática da cidadania - , este grupo foi se dividindo e aglutinando em diferentes áreas de atuação, sempre tendo a arte de rua e do Hip Hop (música, dança, artes plásticas, conhecimento ) como sua base de atuação. O Instituto promove diferentes formas de saberes e integrações e fortalece encontros de diversos atores sociais da cultura e movimento Hip Hop de todas as juventudes.

Plataforma Brasil
Dizer que a atividade musical é grande geradora de riquezas, emprego e desenvolvimento já é lugar comum nas conversas em torno da economia da cultura. Para dar um passo além da retórica, as produtoras das feiras de música do Brasil e a Funarte - Fundação Nacional das Artes – criarama Plataforma Brasill, uma rede organizada para fomentar o mercado nacional e dialogar com iniciativas irmãs em âmbito internacional. Com um calendário organizado cronológica e geograficamente, o circuito é formado pelo Porto Musical (Recife/PE), Feira da Música do Sul (realizada no RS, SC e PR alternadamente), Feira da Música de Fortaleza (Fortaleza/CE), Brasil Central Music (Goiânia/GO), Mercado Cultural (Salvador/BA), e tem seu fechamento na Feira Música Brasil, promovida pelo Ministério da Cultura e Funarte e realizada a cada ano em uma cidade diferente. A idéia consolida a presença brasileira no circuito mundial de feiras musicais para conferir visibilidade e atrair investidores estrangeiros para o mercado musical brasileiro da atualidade. Participantes: Kaká Mamoni (Feira Música Brasil), Melina Hickson (Porto Musical), Ivan Ferraro (Feira da Música de Fortaleza), Ruy César (Mercado Cultural), Benjamin Taubkin (Mercado Cultural), Tião Donato (Brasil Central Music).

Plenária do Fórum Permanente de Música do RS
Dentro das atividades do FPMRS, que é um dos protagonistas da Feira da Música do Sul, será realizada a plenária anual da entidade para avaliação das ações do ano de 2010 e propostas de linhas de ação para 2011. Criado para ser uma instância de diálogo e reflexão o FPMRS desenvolve importante papel na elaboração e acompanhamento das políticas públicas para a cultura do estado, bem como suas implantações.

Rodadas Criativas
Encontrar pessoas, facilitar enlaces e fomentar novos modelos de negócios. Estas são as propostas das rodadas criativas da Feira da Música do Sul Edição 2010, que aposta na crença de que pessoas livres para criar podem repensar os velhos modelos e propor novidades para seus negócios, bem como criar alternativas às formas desgastadas. As rodadas acontecerão em um centro de convivência onde as pessoas poderão, cada uma a sua maneira, elaborar e realizar opções criativas de modelos de negócios. Para participar os interessados devem preencher o formulário online em www.feiradamusicadosul.com.br/rodadascriativas e aguardar sua inclusão na Agenda Criativa da feira. Após, os participantes poderão se logar no sistema e navegar pelos perfis dos demais, conhecendo seus afazeres e articulando encontros ou - se preferirem - simplesmente comparecer ao espaço de convivência e lá decidirem com quem querem dialogar
fonte: Caldeirão das artes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Participe! Interaja!