EVOÉ BACO!!!

BEM-VINDO AO BACANAL DAS ARTES!

UM CANAL PARA INTERAÇÕES, DISCUSSÕES, INDICAÇÕES DE TRABALHOS ARTÍSTICOS, CURIOSIDADES E AFINS...

COMENTEM E INTERAJAM!!!

ps: A imagem de apresentação do Blog foi criada por MARCIO BENVENUTO. Cada letra do nome do blog é formada por uma imagem corporal feita por dois artistas de nomes desconhecidos.

14 de out. de 2010

Musical "Ópera Profano", espetáculo que une poesia e ousadia no palco estréia em Belém - PA

Imagine se a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, a mesma usada em todas as romarias do tradicional Círio, fosse furtada por um travesti e acabasse indo parar dentro de um cinema dedicado à exibição de filmes adultos. Um cinema freqüentado por transexuais, garotos de programa e jovens da classe média. Pois esse é o inquietante mote do espetáculo “Ópera Profano”, que estreia no próximo dia 14, às 21h, no Teatro Universitário Cláudio Barradas. Com dramaturgia assinada por Carlos Correia Santos e direção de Guál Dídimo e Haroldo França, a montagem fica em cartaz até o dia 17. O texto de Correia ganhou, em 2005, o Prêmio Literário Cidade de Manaus, foi publicado em livro e agora chega aos palcos. Concebida sob o formato de musical, a peça reúne atores, cantores, bailarinos, coreógrafos, músicos e cenotécnicos de forma ainda pouco comum na cena teatral local. Um total de 17 canções, completamente autorais, foram compostas especialmente para o projeto.

ENREDO
Na trama criada por Carlos Correia Santos, o travesti Tota provoca um tumulto na capela de onde sai a procissão da trasladação. Em meio à confusão, ele furta a imagem da Santa e a leva para um tradicional cinema de filmes pornográficos que, ironicamente, fica bem em frente à Basílica Santuário. O ato tresloucado tem uma razão afetiva: Tota quer realizar o sonho de sua colega travesti Baby. Dentro do cinema, lutando contra as complicações decorrentes do HIV, Baby sonha em se aproximar de Nossa Senhora e rezar por um bom descanso. Em meio a este caos emocional também se encontram um ríspido garoto de programa chamado Lucas, o jovem Ângelo, que freqüenta o local sem que sua conservadora família suspeite, e o decadente travesti Mira que, na juventude teve um filho, do qual não possui mais qualquer notícia. Pontuando o drama, três misteriosas figuras, uma mulher e dois conselheiros, transitam por entre os personagens sem serem vistos e tentam entender por qual razão todas aquelas vidas são completamente ignoradas pela sociedade.

Ópera Profano – O Musical

Dias 14, 15, 16 e 17 de outubro, às 21h, no Teatro Cláudio Barradas (Jerônimo Pimentel com Dom Romualdo Seixas).

Ingressos: R$ 20,00 com meia para estudantes. Apoio: Pink Android, João Ramid e Raf Mix. Mais informações em www.operaprofano.com.br

FICHA TÉCNICA
Da Obra de Carlos Correia Santos
(Vencedora do Prêmio Literário Cidade de Manaus)
ÓPERA PROFANO
Adaptação Dramatúrgica e Música: Guál Dídimo e Haroldo França
Arranjos: Armando Mendonça e Ramón Rivera
Letras: Carlos Correia Santos, Guál Dídimo e Haroldo França
Elenco: Tiago de Pinho (Ângelo), Léo Meneses (Baby), Fábio Tavares (Mira), Marlene Silva (Conselheira), Leonardo Bahia (Conselheiro), Rafael Feitosa (Lucas), Dário Jaime (Tota), A Misteriosa (Cacau Novais)
Bailarinos convidados: Angélica Monteiro, Franco Salluzio, Isabel Lobato, Nigel Anderson
Coreografias: Franco Salluzio, Guál Dídimo, Nigel Anderson
Músicos: Welliton Barreto (percussão), Guál Dídimo (teclado), Armando Mendonça (viola), Ramón Rivera (violão)
Arranjos adicionais: Gabriel Paganine, Thales Branche
Concepção de luz: Sônia Lopes
Operação de luz: Frank Costa
Visagismo: Nelson Borges
Vídeo e Som: Haroldo França
Fotos: João Ramid
Designer gráfica: Tina Sâmia (Pink Android)
Assessoria de comunicação: Carlos Correia Santos
Direção Adjunta: Haroldo França
Direção geral: Guál Dídimo
Mais informações: www.operaprofano.com.br

fonte: Carlos Correia Santos (via e-mail)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Participe! Interaja!