EVOÉ BACO!!!

BEM-VINDO AO BACANAL DAS ARTES!

UM CANAL PARA INTERAÇÕES, DISCUSSÕES, INDICAÇÕES DE TRABALHOS ARTÍSTICOS, CURIOSIDADES E AFINS...

COMENTEM E INTERAJAM!!!

ps: A imagem de apresentação do Blog foi criada por MARCIO BENVENUTO. Cada letra do nome do blog é formada por uma imagem corporal feita por dois artistas de nomes desconhecidos.

18 de out. de 2010

Encontro de Teatro proporciona intercâmbio entre grupos teatrais de três estados brasileiros - MG

Marcha para Zenturo - foto de Alexandre Ramos

ACTO 2
encontro de teatro
Fruto do desejo de radicalizar a troca e a colaboração na criação teatral, de transformar-se a partir do encontro com o outro, o ACTO, idealizado pelo Espanca!, ganha sua 2a edição, dando continuidade a um encontro de teatro com o foco no intercâmbio entre três companhias sediadas em estados brasileiros distintos: Grupo XIX de teatro (SP), Cia Brasileira (PR) e Espanca! (BH). E apresenta a estréia, em Belo Horizonte, de MARCHA PARA ZENTURO: espetáculo criado em parceria pelo Grupo XIX de Teatro e Espanca!

Programação ACTO 2


CIA BRASILEIRA DE TEATRO -
www.companhiabrasileira.art.br
Curitiba - PR

• Espetáculo: VIDA
Galpão Cine Horto (Rua Pitangui, 3613, Horto) – 24 de outubro – 20h (única apresentação)
Exilados numa cidade imaginária, dois homens e duas mulheres fazem parte de uma banda que ensaia para uma apresentação comemorativa do jubileu da cidade. Fechados numa sala vazia, convivem entre si e revelam comportamentos, relações, conflitos e histórias de suas vidas prosaicas, repletas de humor, sensibilidade e um sentido de transformação. Vida é o resultado de uma pesquisa sobre a obra de Paulo Leminski, com texto original escrito a partir da experiência de leitura e da convivência criativa com referências e textos do poeta curitibano.
Duração: 1h40
Classificação etária: 14 anos

• Espetáculo: DESCARTES COM LENTES
Sede do Espanca! (Aarão Reis, 552, Centro – ao lado do Nelson Bordello) – 25 e 26 de outubro – 21h
Exercício cênico que faz parte de uma série de estudos realizados acerca da obra de Paulo Leminski. Escrito em meados da década de 60, Descartes com Lentes é considerado o embrião gerador de Catatau, a obra mítica do poeta curitibano. No texto, Leminski imagina uma hipotética vinda do filósofo francês René Descartes ao Brasil, a convite do conde Maurício de Nassau. Junto com sua comitiva, repleta de cientistas, naturalistas, desenhistas e pintores, Descartes tenta desvendar e descrever as excentricidades e belezas do país tropical, buscando filosofar sobre o Brasil e o modo de vida do seu povo.
Duração: 45min
Classificação etária: 14 anos

• Oficina: DRAMATURGIA E CONSTRUÇÃO DA CENA, ministrada por Marcio Abreu
Cia Brasileira de Teatro / 25 a 27 de outubro / 9h às 13h / Sede do Espanca! (Aarão Reis, 552, Centro – ao lado do Nelson Bordello)


GRUPO XIX DE TEATRO
www.grupoxixdeteatro.ato.br
São Paulo - SP

• Espetáculo: HYGIENE
Praça Duque de Caxias – Santa Tereza – 29 e 30 de outubro – 16h
Encenada à luz do dia, originalmente, nos prédios históricos da Vila Operária Maria Zélia (1917), a peça é baseada em uma pesquisa sobre o processo de higienização urbana no Brasil do fim do século XIX, onde um grande contingente de culturas e idéias dividem o mesmo teto - o cortiço. Desse caldeirão de misturas surgem os embriões de importantes manifestações de nossa identidade, assim como as desigualdades sociais que marcam profundamente os nossos dilemas atuais.
Duração: 1h40
Classificação etária: 14 anos

• Oficina: ATOR CRIADOR – CONSTRUINDO NARRATIVAS
Grupo XIX de Teatro / 26 a 28 de outubro / 9h às 13h / Sede do Espanca! (Aarão Reis, 552, Centro – ao lado do Nelson Bordello)


ESPANCA!
www.espanca.com
Belo Horizonte – MG

• Espetáculo: CONGRESSO INTERNACIONAL DO MEDO
Galpão Cine Horto (Rua Pitangui, 3613, Horto) – 20 de outubro (20h) , 21 de outubro (21h)
Convidados vindos de países imaginários integram um encontro internacional, na tentativa de conceituar questões que dizem respeito à humanidade. Entre as conclusões tiradas, está a amedrontadora constatação de que somos efêmeros e provisórios.
Duração: 1h
Classificação etária: 14 anos

• Espetáculo: MARCHA PARA ZENTURO
Belo Horizonte e São Paulo
Espanca! e Grupo XIX de Teatro
Galpão Cine Horto (Rua Pitangui, 3613, Horto) – 31 de outubro (20h), 1,2 e 3 novembro (21h)
Espanca! (MG) e Grupo XIX de Teatro (SP) se unem para a criação de um único trabalho, em que uma turma de amigos se reencontra para celebrar uma festa de Ano Novo. Esse reencontro detona lembranças e reflexões sobre como o tempo transcorreu em suas vidas: como eram, o que desejaram ser, o que se tornaram, e o que ainda se tornarão. A peça é também uma reflexão sobre o estar vertiginoso de nosso tempo: tempo em que o presente é algo que continua sonhando estar vivo, tempo em que o passado é uma realidade que não adivinha o futuro; tempo em que o futuro já chegou.
Duração: 1h20
Classificação etária: 14 anos

• Oficina: PRÁTICAS DE IDEIAS TEATRAIS
Espanca! / 21 a 23 de outubro / 9h às 13h / Sede do Espanca! (Aarão Reis, 552, Centro – ao lado do Nelson Bordello)
fonte: A Dupla Informação (via e-mail)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Participe! Interaja!