EVOÉ BACO!!!

BEM-VINDO AO BACANAL DAS ARTES!

UM CANAL PARA INTERAÇÕES, DISCUSSÕES, INDICAÇÕES DE TRABALHOS ARTÍSTICOS, CURIOSIDADES E AFINS...

COMENTEM E INTERAJAM!!!

ps: A imagem de apresentação do Blog foi criada por MARCIO BENVENUTO. Cada letra do nome do blog é formada por uma imagem corporal feita por dois artistas de nomes desconhecidos.

7 de jul. de 2011

VIAGEM DE ESTUDO E PESQUISA À SERRA DA CAPIVARA, VIRA MOSTRA CIENTÍFICO-ARTÍSTICA NO CAMPUS DE CODÓ-UFMA NO MARANHÃO - MA

A Universidade Federal do Maranhão – UFMA proporcionou a professores e alunos do Campus VII de Codó, uma viagem ao Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado na cidade de São Raimundo Nonato no Piauí.

O Projeto denominado “Homem Americano - Viagem de Estudo e Pesquisa” de autoria e coordenação do Prof. Dr. José Carlos Aragão Silva e da Profa. Ma. Cristiane Dias Martins da Costa acabou envolvendo todos os professores e cerca de 120 dos 150 alunos das Licenciaturas em Ciências Humanas, Ciências Naturais e Informática do Campus de Codó.

A viagem, realizada no período de 30 de junho a 03 de julho de 2011, contou ainda, com uma passagem pela cidade histórica de Oeiras, primeira capital do Piauí.

A escolha desse roteiro para atividades de estudo e pesquisa deveu-se à importância do Parque Nacional da Serra da Capivara para a história da humanidade a partir das descobertas acerca do homem americano no Piauí na década de 1970. Inegavelmente, trata-se, hoje, de uma das mais importantes áreas de estudos históricos, antropológicos, arqueológicos (esse, objeto de elevado destaque), entre outras. Além dos valores acadêmicos, existem ainda aqueles ligados ao turismo, a conservação do meio-ambiente e a preservação dos sítios arqueológicos, quanto dos vestígios da existência humana na região. No que concerne à cidade de Oeiras, dois fatores foram importantes: o primeiro é o seu valor histórico e arquitetônico enquanto um patrimônio do estado do Piauí. O segundo deve-se a oportunidade propiciada pela ida a Serra da Capivara, cujo trajeto rodoviário passa por Oeiras. Desse modo, passar por uma cidade de elevado valor histórico sem investigar seus monumentos e belezas naturais seria negligenciá-la. Por outro lado seria, também, negar aos nossos discentes tais privilégios de uma visita a essa cidade do período colonial.

A visita ao Parque Nacional da Serra da Capivara, nesse sentido, atingiu objetivos mais amplos que perspassaram o estudo e a pesquisa, oportunizando nossos discentes e docentes a observação e interpretação de realidades múltiplas a partir dos vestígios deixados por nossos antepassados. Alguns depoimentos de alunos:

“Eu nunca vou esquecer esse momento.” - Jane Sousa (aluna da Licenciatura em Ciências Humanas)

“Foi mais do que uma viagem, foi um momento de integração entre todos os alunos e professores da Universidade. Quero congratular a todos os professores pela oportunidade que nos proporcionaram.” – Lanylldo Araujo dos Santos (aluno da Licenciatura em Informática)

“Agora não existem mais cursos separados. Antes, a turma de Ciências Humanas olhava a turma de Informática com um olhar e a de Ciências Naturais com outro e vice-versa, agora somos uma Universidade Integrada.” – Cristiano Pinheiro Silva (aluno da Licenciatura em Ciências Humanas)

“A Grandeza de Deus transmitida em forma de natureza“ – Adnaldo Gomes Leão (aluno da Licenciatura em Ciências Naturais)
A viagem causou mais do que um estudo ou pesquisa, mas também a vontade de expressão e de compartilhamento de cada experiência pessoal, culminando assim, com a proposta de apresentação de uma Mostra, aberta a toda a comunidade, como finalização do Projeto e encerramento do semestre.

A MOSTRA CIENTÍFICO-ARTÍSTICA “PROJETO HOMEM AMERICANO” contará com instalações multimídias com imagens colhidas pelos alunos, divididos nos seguintes segmentos: História, Aspectos Geológicos e Geomorfológicos /Bioma da Caatinga, Sociologia, Métodos de datação, Construção da escrita, Construção Social da Mídia, além de um Vídeo-Documentário e Performance dirigida pelo Ator Teatral, Wagner Heineck.

O evento fará parte da programação do ARRAIAL UNIVERSITÁRIO, que além de ter atrações da cultura popular contará com barracas de bebidas e comidas típicas, e arrecadará fundos para a formatura dos alunos.

Serviço:
MOSTRA CIENTÍFICO-ARTÍSTICA “PROJETO HOMEM AMERICANO”
Instalações multimídias, Contação de histórias e Performance teatral.
das 19h às 21h

ARRAIAL UNIVERSITÁRIO
Dança de Quadrilha, Bumba meu boi, Forró pé-de-serra, comidas e bebidas típicas.
a partir das 19h

Dia 13/07/2011
Local: UFMA - CAMPUS VII – CODÓ – MA
Av. Dr. José Anselmo, 2008 – Bairro São Benedito
Tel. (99) 3661-2340


fonte: Campus Codó - UFMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Participe! Interaja!