CLOWNS DE SHAKESPEARE (RN) APRESENTAM O PROJETO "CARTOGRAFIA DO TEATRO DO NORDESTE"
Com patrocínio do Programa de Cultura BNB - BNDES 2012, o grupo de teatro potiguar Clowns de Shakespeare apresenta o resultado do projeto Cartografia do Teatro de Grupo do Nordeste, um levantamento realizado pelo diretor e pesquisador Fernando Yamamoto, acerca dos grupos de teatro dos nove estados nordestinos. Esse mapeamento gerou dois frutos, que serão lançados concomitantemente. Um deles é uma publicação, dividida em 03 volumes. O outro é o portal teatronordeste, que surge com o objetivo de reunir as informações de todos os grupos pesquisados, funcionando como um espaço de referência sobre o teatro nordestino.
O projeto Cartografia do Teatro de Grupo do Nordeste visa uma aproximação das experiências e vivências de cada grupo mapeado e o fortalecimento da produção teatral na região Nordeste. Cerca de 110 grupos já foram cadastrados até hoje, com informações relativas à organização administrativa e de gestão, aos processos criativos e a outras atividades realizadas pelo grupo.
Os três volumes publicados sobre o mapeamento realizado estão divididos por estados e apresentam um texto escrito por André Carreira, pesquisador e diretor da Universidade do Estado de Santa Catarina. O livro 01 apresenta o quadro de Pernambuco, Piauí e Maranhão; o livro 02, da Bahia, Sergipe e Alagoas; e o livro 03, do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará. Veja a programação na imagem abaixo:
fonte: Anamélia Cruz Figueiredo
LUTA PELA DESPATOLOGIZAÇÃO DA IDENTIDADE TRANS TERÁ LANÇAMENTO DO LIVRO “VIAGEM SOLITÁRIA"
João W. Nery, conhecido por ser o primeiro homem trans a realizar cirurgia de redesignação sexual no Brasil, estará em São Luís, no dia 18 de outubro para lançamento de seu livro "Viagem Solitária" e participação em debates.
O evento integrará a "SEMANA PELA DIVERSIDADE SEXUAL - pela reorganização do movimento LGBT e pela despatologização das pessoas trans" promovido pelo CSP Conlutas, pelo Grupo de Estudos de Gênero - GENI/UFMA e com a poio da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MA.
João W. Nery (62 anos), nasceu e viveu até os 27 anos com um corpo de anatomia feminina. Formou-se em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ em 1973 e lecionou em três universidades (Gama Filho, Hélio Alonso e Celso Lisboa), além de ter mantido um consultório de psicoterapia. Em 1976 frequentou o núcleo liderado pelo Dr. Cesar Nahoum (andrologista) ao qual se submeteu a vários testes e exames, obtendo o laudo de transexual masculino (FTM). Em 1977 se submeteu à uma mastectomia, a uma histerectomia e a uma hormonoterapia (testosterona). É considerado o primeiro transexual homem operado no Brasil.
É autor de dois livros auto-biográficos, o primeiro, "Erro de Pessoa - Joana ou João", foi lançado em 1984 pela editora Record em que começa a discutir no Brasil as especificidades da transexualidade masculina. O segundo, "Viagem Solitária - Memórias de um Transexual 30 anos depois", foi publicado pela editora Leya em 2011 e representa uma auto-biografia do autor, em que ele pôde repensar vários aspectos de sua vida olhando para o passado.
Dia 18 de outubro no Sindicato dos Bancários (Rua do Sol, 413/417 - Centro - São Luis - MA)
PROGRAMAÇÃO
15:30h – Mesa de abertura do evento
Representante da CSP CONLUTAS,
Representante do GENI (Grupo de estudos de Gênero, Memória e Identidade) – UFMA,
Representante da Comissão de Direitos Humanos da OAB - MA,
Representante da Defensoria Pública do Estado e
Representante do Movimento LGBT.
Coordenação: Saulo Arcangeli (CSP CONLUTAS)
15:50 – Exibição de vídeo de 05 minutos sobre a luta pela despatologização das identidades trans
16:00 - Exibição do documentário premiado “Uma Questão de Gênero” (Direção de Rodrigo Najar (50 minutos)
17:00h – Mesa – redonda “Sou trans e daí?”
Dayana Coelho (CSP CONLUTAS),
Dr. Tiago Viana (OAB – MA),
Katiuscia Pinheiro (GENI - UFMA),
Babalu Rosa (Gupo Solidário Lilás) - a confirmar.
Coordenação: Prof. Mestre Antônio Rafael Silva (OAB - MA)
18:00h – Debate
19:00h – Conferência de João W. Nery
19:30h – Lançamento do livro “Viagem Solitária - memórias de um transexual trinta anos depois” de João W. Nery.
fonte: Rafael Silva e Wikipédia
SANTA IGNORÂNCIA CIA DE ARTES LANÇA O LIVRO “ENTRE O CHÃO E O TABLADO: A INVENÇÃO DE UM DRAMATURGO”.
A Santa Ignorância Cia de Artes está presente no cenário cultural maranhense desde 1997 e tem como um dos seus princípios artísticos a valorização da dramaturgia produzida no Maranhão e a montagem de textos de seus colaboradores.
O livro Entre o Chão e o Tablado: a invenção de um dramaturgo, além de fazer parte das celebrações de quinze anos da companhia, vem tornar público e acessíveis quatro textos entre os mais importantes que já foram montados e criados pelo colaborador, músico, ator e diretor Lauande Aires, além da narrativa dos processos de criação e circunstâncias das montagens. Fazem parte deste livro, as comédias “O Casamento Medieval” e “Nem Que o Diabo não Queira”, o drama “O Miolo da Estória”, e a peça infantil “O Natal dos Pequeninos”.
Essa publicação contou com o apoio do SESC – MA e já foi lançada em Macapá, Manaus, Rio Branco, Porto Velho e Belém, por ocasião do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz e projeto de circulação Teatro nos Passos do Boi: no miolo da Floresta.
LAUANDE AIRES é graduando do curso de Licenciatura em Teatro na Universidade Federal do Maranhão, colaborador do grupo Xama Teatro e diretor da Santa Ignorância Cia de Artes.
Local: Galeria do SESC Deodoro (Av. Gomes de Casto, 132 - Centro - São Luis )
Dia: 19 de outubro (sexta feira), às 18: 30h.
Programação:
Intervenção teatral com Rosa Ewerton e Léo Alves – Santa Ignorância
Leitura dramática com Adeílson Santos, Charles Júnior e César Boaes – Santa Ignorância
Leitura dramática com Gisele Vasconcelos, Renata Figueiredo e Érica Quaglia – Grupo Xama Teatro.
Leitura dramática com Luis Ferreira e Nuno Lilah Lisboa – Petite Mort Teatro.
fonte: Lauande Aires
Olá!
ResponderExcluirO livro do trans-homem João Nery é uma boa pedida mesmo. Fui na conferência que ele deu aqui em São Luís e vi um depoimento intrigante, e esclarecedor sobre as questões de identidade de genero. (:
Obrigado pelo comentário, Gaby!
Excluir