EVOÉ BACO!!!

BEM-VINDO AO BACANAL DAS ARTES!

UM CANAL PARA INTERAÇÕES, DISCUSSÕES, INDICAÇÕES DE TRABALHOS ARTÍSTICOS, CURIOSIDADES E AFINS...

COMENTEM E INTERAJAM!!!

ps: A imagem de apresentação do Blog foi criada por MARCIO BENVENUTO. Cada letra do nome do blog é formada por uma imagem corporal feita por dois artistas de nomes desconhecidos.

23 de out. de 2012

S.O.S. Guarani Kaiowá - o triste fim do povo da Dança das manhãs


Os Indios Guarani Kaiowá, do Mato Grosso do Sul, que lutam há anos pelo direito as suas terras, anunciaram suicidio coletivo por falta de esperança em viver com dignidade depois de terem suas terras ocupadas por latifundiarios.



Leia abaixo a carta pública escrita pelos indigenas:

 "Carta da comunidade Guarani-Kaiowá de Pyelito Kue/Mbarakay-Iguatemi-MS para o Governo e Justiça do Brasil 

Nós (50 homens, 50 mulheres e 70 crianças) comunidades Guarani-Kaiowá originárias de tekoha Pyelito kue/Mbrakay, viemos através desta carta apresentar a nossa situação histórica e decisão definitiva diante de da ordem de despacho expressado pela Justiça Federal de Navirai-MS, conforme o processo nº 0000032-87.2012.4.03.6006, do dia 29 de setembro de 2012. Recebemos a informação de que nossa comunidade logo será atacada, violentada e expulsa da margem do rio pela própria Justiça Federal, de Navirai-MS. 

Assim, fica evidente para nós, que a própria ação da Justiça Federal gera e aumenta as violências contra as nossas vidas, Iguatemi-MS-Mapaignorando os nossos direitos de sobreviver à margem do rio Hovy e próximo de nosso território tradicional Pyelito Kue/Mbarakay. Entendemos claramente que esta decisão da Justiça Federal de Navirai-MS é parte da ação de genocídio e extermínio histórico ao povo indígena, nativo e autóctone do Mato Grosso do Sul, isto é, a própria ação da Justiça Federal está violentando e exterminado e as nossas vidas. Queremos deixar evidente ao Governo e Justiça Federal que por fim, já perdemos a esperança de sobreviver dignamente e sem violência em nosso território antigo, não acreditamos mais na Justiça brasileira. 

 A quem vamos denunciar as violências praticadas contra nossas vidas? Para qual Justiça do Brasil? Se a própria Justiça Federal está gerando e alimentando violências contra nós. Nós já avaliamos a nossa situação atual e concluímos que vamos morrer todos mesmo em pouco tempo, não temos e nem teremos perspectiva de vida digna e justa tanto aqui na margem do rio quanto longe daqui. Estamos aqui acampados a 50 metros do rio Hovy onde já ocorreram quatro mortes, sendo duas por meio de suicídio e duas em decorrência de espancamento e tortura de pistoleiros das fazendas. 

Moramos na margem do rio Hovy há mais de um ano e estamos sem nenhuma assistência, isolados, cercado de pistoleiros e resistimos até hoje. Comemos comida uma vez por dia. Passamos tudo isso para recuperar o nosso território antigo Pyleito Kue/Mbarakay. De fato, sabemos muito bem que no centro desse nosso território antigo estão enterrados vários os nossos avôs, avós, bisavôs e bisavós, ali estão os cemitérios de todos nossos antepassados. 

Cientes desse fato histórico, nós já vamos e queremos ser mortos e enterrados junto aos nossos antepassados aqui mesmo onde estamos hoje, por isso, pedimos ao Governo e Justiça Federal para não decretar a ordem de despejo/expulsão, mas solicitamos para decretar a nossa morte coletiva e para enterrar nós todos aqui. 

Pedimos, de uma vez por todas, para decretar a nossa dizimação e extinção total, além de enviar vários tratores para cavar um grande buraco para jogar e enterrar os nossos corpos. Esse é nosso pedido aos juízes federais. Já aguardamos esta decisão da Justiça Federal. Decretem a nossa morte coletiva Guarani e Kaiowá de Pyelito Kue/Mbarakay e enterrem-nos aqui. Visto que decidimos integralmente a não sairmos daqui com vida e nem mortos. 

Sabemos que não temos mais chance em sobreviver dignamente aqui em nosso território antigo, já sofremos muito e estamos todos massacrados e morrendo em ritmo acelerado. Sabemos que seremos expulsos daqui da margem do rio pela Justiça, porém não vamos sair da margem do rio. Como um povo nativo e indígena histórico, decidimos meramente em sermos mortos coletivamente aqui. Não temos outra opção esta é a nossa última decisão unânime diante do despacho da Justiça Federal de Navirai-MS. 

 Atenciosamente, Guarani-Kaiowá de Pyelito Kue/Mbarakay"
  
Entenda um pouco sobre a Cultura Guarani Kaiowa, e o conflito com os latifundiarios, assistindo os vídeos Guarani Kaiowá - o conflito da terra - parte I e II abaixo. :

Parte 01

Parte 02

“A nossa dança é o dono das manhãs, 
a nossa dança para nós são coisas boas que ainda temos. 
A nossa dança vai onde vocês estão. 
Para que nossos parentes saibam onde estamos nós que cantamos assim. 
Eu estou contando para que todos ouçam nossos trabalhos. 
Para que meus parentes que vivem em todas as terras saibam que esses cantos vêm dos filhos de Deus. 
Para que todos saibam que essa dança é do nosso dono, nosso grande pai. 
É tudo dele, por isso nós estamos passando aqui. 
Para que ouçam crianças, homens e mulheres. 
Para que saibam e não se preocupem. 
Nós que vivemos aqui na terra, mesmo com dificuldades, lembramos de nosso pai queestá no céu, ele é o nosso rei e o nosso salvador”. 

Depoimento do Cacique Getúlio do Povo (Guarani Kaiowá – Mato Grosso do Sul) extraído do vídeo Guarani Kaiowá – O conflito da terra (Imã Foto Galeria). 
Fotos extraídas da internet
 Assine a Petição de apoio aos Indios Guarani Kaiowá que será entregue a Presidente Dilma. É rápido. Só alguns segundos e você pode salvar muitas Vidas e uma Cultura em extinção. Clique aqui!

16 de out. de 2012

Coletivo Couve Flor, de Curitiba, apresenta "Forte" e "Valsa N°6" em São Luis - MA

Para saber um pouco mais sobre o espetáculo "Valsa Nº6", do Coletivo Couve Flor, assista o vídeo abaixo da entrevista concedida a TV Casa de Maitê

 

fonte: Leonarda Glück

SEMANA DESTACA LANÇAMENTOS DE LIVROS EM SÃO LUIS - MA

 CLOWNS DE SHAKESPEARE (RN) APRESENTAM O PROJETO "CARTOGRAFIA DO TEATRO DO NORDESTE"

Com patrocínio do Programa de Cultura BNB - BNDES 2012, o grupo de teatro potiguar Clowns de Shakespeare apresenta o resultado do projeto Cartografia do Teatro de Grupo do Nordeste, um levantamento realizado pelo diretor e pesquisador Fernando Yamamoto, acerca dos grupos de teatro dos nove estados nordestinos. Esse mapeamento gerou dois frutos, que serão lançados concomitantemente. Um deles é uma publicação, dividida em 03 volumes. O outro é o portal teatronordeste, que surge com o objetivo de reunir as informações de todos os grupos pesquisados, funcionando como um espaço de referência sobre o teatro nordestino. 
O projeto Cartografia do Teatro de Grupo do Nordeste visa uma aproximação das experiências e vivências de cada grupo mapeado e o fortalecimento da produção teatral na região Nordeste. Cerca de 110 grupos já foram cadastrados até hoje, com informações relativas à organização administrativa e de gestão, aos processos criativos e a outras atividades realizadas pelo grupo. Os três volumes publicados sobre o mapeamento realizado estão divididos por estados e apresentam um texto escrito por André Carreira, pesquisador e diretor da Universidade do Estado de Santa Catarina. O livro 01 apresenta o quadro de Pernambuco, Piauí e Maranhão; o livro 02, da Bahia, Sergipe e Alagoas; e o livro 03, do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará.  Veja a programação na imagem abaixo:

fonte: Anamélia Cruz Figueiredo



LUTA PELA DESPATOLOGIZAÇÃO DA IDENTIDADE TRANS TERÁ LANÇAMENTO DO LIVRO “VIAGEM SOLITÁRIA"
João W. Nery, conhecido por ser o primeiro homem trans a realizar cirurgia de redesignação sexual no Brasil, estará em São Luís, no dia 18 de outubro para lançamento de seu livro "Viagem Solitária" e participação em debates. O evento integrará a "SEMANA PELA DIVERSIDADE SEXUAL - pela reorganização do movimento LGBT e pela despatologização das pessoas trans" promovido pelo CSP Conlutas, pelo Grupo de Estudos de Gênero - GENI/UFMA e com a poio da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MA. 
João W. Nery (62 anos), nasceu e viveu até os 27 anos com um corpo de anatomia feminina. Formou-se em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ em 1973 e lecionou em três universidades (Gama Filho, Hélio Alonso e Celso Lisboa), além de ter mantido um consultório de psicoterapia. Em 1976 frequentou o núcleo liderado pelo Dr. Cesar Nahoum (andrologista) ao qual se submeteu a vários testes e exames, obtendo o laudo de transexual masculino (FTM). Em 1977 se submeteu à uma mastectomia, a uma histerectomia e a uma hormonoterapia (testosterona). É considerado o primeiro transexual homem operado no Brasil. É autor de dois livros auto-biográficos, o primeiro, "Erro de Pessoa - Joana ou João", foi lançado em 1984 pela editora Record em que começa a discutir no Brasil as especificidades da transexualidade masculina. O segundo, "Viagem Solitária - Memórias de um Transexual 30 anos depois", foi publicado pela editora Leya em 2011 e representa uma auto-biografia do autor, em que ele pôde repensar vários aspectos de sua vida olhando para o passado.

Dia 18 de outubro no Sindicato dos Bancários (Rua do Sol, 413/417 - Centro - São Luis - MA)
PROGRAMAÇÃO 
15:30h – Mesa de abertura do evento Representante da CSP CONLUTAS, Representante do GENI (Grupo de estudos de Gênero, Memória e Identidade) – UFMA, Representante da Comissão de Direitos Humanos da OAB - MA, Representante da Defensoria Pública do Estado e Representante do Movimento LGBT. Coordenação: Saulo Arcangeli (CSP CONLUTAS)
15:50 – Exibição de vídeo de 05 minutos sobre a luta pela despatologização das identidades trans 
16:00 - Exibição do documentário premiado “Uma Questão de Gênero” (Direção de Rodrigo Najar (50 minutos) 
17:00h – Mesa – redonda “Sou trans e daí?” Dayana Coelho (CSP CONLUTAS), Dr. Tiago Viana (OAB – MA), Katiuscia Pinheiro (GENI - UFMA), Babalu Rosa (Gupo Solidário Lilás) - a confirmar. Coordenação: Prof. Mestre Antônio Rafael Silva (OAB - MA) 
18:00h – Debate 
19:00h – Conferência de João W. Nery 
19:30h – Lançamento do livro “Viagem Solitária - memórias de um transexual trinta anos depois” de João W. Nery. 
fonte: Rafael Silva e Wikipédia



SANTA IGNORÂNCIA CIA DE ARTES LANÇA O LIVRO “ENTRE O CHÃO E O TABLADO: A INVENÇÃO DE UM DRAMATURGO”.  

A Santa Ignorância Cia de Artes está presente no cenário cultural maranhense desde 1997 e tem como um dos seus princípios artísticos a valorização da dramaturgia produzida no Maranhão e a montagem de textos de seus colaboradores. O livro Entre o Chão e o Tablado: a invenção de um dramaturgo, além de fazer parte das celebrações de quinze anos da companhia, vem tornar público e acessíveis quatro textos entre os mais importantes que já foram montados e criados pelo colaborador, músico, ator e diretor Lauande Aires, além da narrativa dos processos de criação e circunstâncias das montagens. Fazem parte deste livro, as comédias “O Casamento Medieval” e “Nem Que o Diabo não Queira”, o drama “O Miolo da Estória”, e a peça infantil “O Natal dos Pequeninos”. Essa publicação contou com o apoio do SESC – MA e já foi lançada em Macapá, Manaus, Rio Branco, Porto Velho e Belém, por ocasião do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz e projeto de circulação Teatro nos Passos do Boi: no miolo da Floresta. 
LAUANDE AIRES é graduando do curso de Licenciatura em Teatro na Universidade Federal do Maranhão, colaborador do grupo Xama Teatro e diretor da Santa Ignorância Cia de Artes

Local: Galeria do SESC Deodoro (Av. Gomes de Casto, 132 - Centro - São Luis )
Dia: 19 de outubro (sexta feira), às 18: 30h. 
Programação: 
Intervenção teatral com Rosa Ewerton e Léo Alves – Santa Ignorância 
Leitura dramática com Adeílson Santos, Charles Júnior e César Boaes – Santa Ignorância 
Leitura dramática com Gisele Vasconcelos, Renata Figueiredo e Érica Quaglia – Grupo Xama Teatro. Leitura dramática com Luis Ferreira e Nuno Lilah Lisboa – Petite Mort Teatro. 
fonte: Lauande Aires

GRUPO CORDÃO DE TEATRO APRESENTA: “ENQUANTO SHAKESPEARE NÃO VEM” - MA

O Grupo Cordão de Teatro, sediado na cidade de Açailândia, no sul do Maranhão, apresenta seu mais novo espetáculo “Enquanto Shakespeare Não Vem” no próximo fim de semana no Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos (CDVDH), na sua cidade sede. Com duas apresentações em Açailândia, o espetáculo que fala sobre a convivência, a não aceitação do outro, a espera vazia e a dependência afetiva, também será apresentado em São Luis durante a 7ª Mostra Sesc Guajajara de Artes, ainda no final deste mês. 

Sinopse: Justus e Benigno estão à espera de Shakespeare e enquanto ele não vem vão encenando trechos de suas obras. O espetáculo é um drama sobre a relação de amor e ódio entre Justus e Benigno que acreditam no fim de todos os seus problemas e conflitos com a chegada de Shakespeare. Quando eles percebem que Shakespeare não virá começam a acusarem um ao outro e se enfrentam até a autodestruição. 
Ficha Técnica: 
Espetáculo: Enquanto Shakespeare Não Vem 
Com Xico Cruz e Mikaell Carvalho 
Texto e Direção: Xico Cruz 
Cenário e Luz: Walison Melo 
Fotografias e Projeto Gráfico: Marcelo Cruz 
Serviço:
Dias: 19 e 20 de outubro no Centro de Defesa - CDVDH (Rua Bom Jesus, 576 - Centro - Açailândia-MA) às 20h. Ingressos: R$20,00

Dia: 30 de outubro no Odeon Sabor e Arte - 7ª Mostra Sesc Guajajara de Artes - (Rua da Palma, 217 - Centro - São Luis-MA) às 21h. Entrada Franca

Duração: 40 minutos
Classificação: 12 anos

fonte: Xico Cruz

9 de out. de 2012

Final Nacional do Festival da Canção Francesa 2012 será em São Luis - MA

O Festival que começou no Rio Grande do Sul e conquistou o Brasil inteiro, já está na sua quinta edição. E tem como objetivo a valorização das canções francesas contemporâneas.

A etapa nacional acontecerá em São Luis, Maranhão, no próximo dia 24 de outubro no Teatro Arthur Azevedo, e participarão os 10 classificados das Etapas Regionais (2 de cada região) de todo país. 

As regiões estão organizadas da seguinte maneira: 
Recife: João Pessoa, Natal, Fortaleza, São Luis, Belém, Salvador, Aracaju e Maceió.
Brasília: Goiana, Campo Grande e Manaus.
Porto Alegre: Caxias do Sul,Santana do Livramento, Curitiba, Florianópolis,Londrina, Joinville, Blumenau e Foz de Iguaçu.
Rio: Belo Horizonte, Juiz de Fora, Viçosa, São João del Rei, Sete Lagoas, Ouro Preto, Niterói, Teresópolis, Nova Friburgo,São Gonçalo, Petrópolis, Vitória e Macaé.
São Paulo: ABC, Campinas, Santos, SJ dos Campos, Bauru, Franca, São Carlos, Ribeirão Preto, Jundiaí e Batatais. 

Serão julgados os quesitos: afinação, ritmo, interpretação, pronúncia, e postura cênica. 
Os três primeiros classificados receberão os seguintes prêmios: 
1º lugar: Uma passagem Rio-Paris-Rio (Air France) e 6 noites em Paris 
2º lugar: Uma passagem Rio-Paris-Rio (Air France)
3º lugar: Duas noites em hotel turístico no Brasil

Alessandra (?) é a representante de São Luis. Ela vai interpretar a canção "La vie avec toi" , de Heléne Segaraara. 

serviço
Final Nacional do Festival da Canção Francesa 2012
Dia: 24 de outubro, ás 20 horas
Local: Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol s/n - centro) - Tel. 3218-9900
Maiores informações: Casa França Maranhão - Tel. 3231-6116 e 3221-3942

fonte: Aliança Francesa

8 de out. de 2012

MAQUIAGEM ARTÍSTICA EM LIVRO



Chegou há pouco tempo, no Brasil, o segundo livro da trilogia que o fotógrafo Rankin (da revista Dazed&Confused) preparou em parceria com maquiadores incríveis. Este, em especial, traz o trabalho da japonesa Ayami Nishimura, que cria verdadeiras obras de arte quando o assunto é make up. 

A explosão de cores, formas e texturas retrata fielmente o talento e a essência do trabalho de Nishimura, que tem uma pegada futurística cyber-louca com uma mistura de arte africana e animais. 

O livro faz parte da Seleção Colheita na Livraria Freebook. Para maiores informações acesse a página Colheita Especial

fonte: Colheita Especial

4 de out. de 2012

LABORARTE COMEMORA 40 ANOS COM REINAUGURAÇÃO DE ESPAÇO CULTURAL - MA

As comemorações acontecerão no Casarão 42, sede do grupo, na Rua Jansen Muller - Centro
A cultura maranhense está em festa neste mês de outubro. No próximo dia 11, o Laboratório de Expressões Artísticas (Laborarte) comemora quarenta anos de fluente produção artística e cultural na cidade. Para isso, preparou uma programação especial para celebrar o aniversario. 

As comemorações acontecerão no Casarão 42 da Rua Jansen Muller, no Centro, onde fica a sede do grupo. A programação começa a partir das 19 horas, com a reinauguração da Sala Cecílio Sá; apresentação de espetáculos teatral; abertura da exposição “40 anos” reunindo acervos do grupo, como documentos, figurinos, cenários, troféus, bonecos, cartazes, fotos, artes plásticas; exibição de vídeos do grupo no Cine Laborarte; intervenções musicais e cênicas com artistas convidados; além de coquetel com o corte de um grande bolo de aniversário. 

Berço de iniciação e formação de vários artistas maranhenses, o Laborarte surgiu, em 1972, da necessidade que jovens de vários grupos sentiram de criar um movimento que globalizasse suas atividades e as centralizasse em torno de um objetivo comum, favorecendo, desse modo, a elaboração das formas de expressões artísticas e culturais de São Luís. 

A rica história conquistada ao longo destes quarenta anos foi construída graças aos grandes artistas que fizeram e que ainda fazem parte do grupo. Cerca de cem renomadas personalidades da cultura local passaram pelo Laborarte, como: Dona Teté, Nelson Brito, Joãozinho Ribeiro, João Ewerton, Murilo Santos, Regina Telles. Então, temos motivos demais para esta grande homenagem”, destaca o Coordenador do Laborarte, Júlio César da Hora. 

Atualmente o grupo desenvolve uma ação cultural permanente com oficinas de tambor de crioula, cacuriá, capoeira, percussão, teatro e dança popular, e produção de diversos espetáculos, destacando-se: o “Cacuriá de Dona Teté”, o “Show de Rosa Reis”, “Tambor de Crioula do Laborarte”, o drama de carnaval “Te Gruda no meu Fofão” o teatro de bonecos “A Peleja de Casimiro em lendas Emaranhadas”, o “Floreado de Capoeira” e o espetáculo natalino “Auto da Estrela Esperança” e também os eventos "Carnaval de 2ª", "Folia Laborarte", "Rompendo Aleluia", "Sarau de Bailados" e "Caravana Laborarte".


PROGRAMAÇÃO 

DIA 11/10
Local: Casarão Laborarte – a partir das 19 horas 
* Reinauguração da Sala Cecílio Sá - Apresentação do espetáculo "Performance Griot-Contos Africanos" com Urias de Oliveira. 
* Cine Laborarte - Exibição de vídeos do grupo 
* Exposição "40 anos" reunindo acervos do grupo: documentos, figurinos, cenários, troféus, bonecos, cartazes, fotos, artes plásticas, 
* Intervenções Musicais e Cênicas 
* Coquetel e Bolo de Aniversário 

DIAS 19 e 20/10 
Local: Centro de Criatividade Odylo Costa, filho. 
A festança não para – Exposição, Roda de Capoeira, Lançamento do Documentário “40 anos do Laborarte”, Shows com artistas convidados, Teatro de Bonecos, Intervenções de Teatro e Dança, e apresentação do Tambor de Crioula do Laborarte e do Cacuriá de Dona Teté

fonte: Rosa Reis

II Concurso Nacional de Pesquisa sobre Cultura Afro-Brasileira – Prêmio Palmares 2012


Clique na imagem para acessar o Edital
Estão abertas até 1º de novembro as inscrições para o II Concurso Nacional de Pesquisa sobre Cultura Afro-Brasileira – Prêmio Palmares 2012. O concurso é de competência do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra e tem o objetivo de estimular a produção científica e dar visibilidade aos trabalhos acadêmicos que versem sobre a Cultura Afro-Brasileira.

Serão considerados como Pesquisa sobre Cultura Afro-Brasileira os trabalhos que apresentem aspectos da tradição histórica, social, cultural, geográfica ou jurídica da população afrodescendente no Brasil (incluindo comunidades remanescentes de quilombos e comunidades religiosas de matriz africana), bem como sobre patrimônio material (bens imóveis, coleções, acervos) e imaterial afro-brasileiro, compreendendo: saberes (conhecimentos e modos de fazer); celebrações (rituais e festas tradicionais); formas de expressão (manifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas); lugares (espaços onde se concentram e se reproduzem práticas culturais coletivas).

Ao todo, serão premiadas 13 pesquisas, sendo que nas categorias Monografia e Dissertação, a concorrência será regionalizada, ou seja: serão premiados os melhores trabalhos em cada região (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste). Na categoria Tese, serão premiados os 3 melhores trabalhos (1º, 2º e 3º lugar geral).
Os vencedores das categorias Monografia e Dissertação receberão também uma premiação em dinheiro: R$ 4 mil para cada monografia e R$ 8 mil para cada Dissertação. Para os primeiros colocados na categoria Tese, a premiação se dará na forma da publicação de um livro, com tiragem mínima de 1.000 (mil) exemplares contendo na íntegra o conteúdo da pesquisa premiada.

A participação no concurso é gratuita e aberta a qualquer pessoa com defesa comprovada de monografia, dissertação ou tese em universidade pública ou privada cadastrada no Ministério da Educação, em qualquer área de conhecimento, especialmente das Ciências Sociais e Humanas, e que atendam aos critérios do Edital.

Para acessar o Edital na pagina da Fundação Cultural Palmares clique na imagem acima.

fonte: Fundação Cultural Palmares

3 de out. de 2012

CIRQUE DU SOLEIL FECHA PARCERIA COM EMPRESA DE EIKE BATISTA PARA AÇÕES NO BRASIL

 
O Ator brasileiro Claudio Carneiro solando, num dos grande momentos, do espetáculo "Varekai" do Cirque du Soleil

A IMX, empresa de esportes e entretenimento do grupo EBX, do empresário Eike Batista, anunciou um acordo de parceria com o Cirque du Soleil, que resultará na criação da empresa IMX Arts, com sede no Rio de Janeiro. O objetivo é levar para toda a América do Sul o conteúdo da tradicional companhia baseada em Quebec, no Canadá, além de promover ações de caráter social. 

O presidente do Cirque du Soleil, Daniel Lamarre, evitou dar detalhes sobre como será a atuação da companhia no Brasil, mas disse que tem “muita ambição” em relação ao país, que vê como a porta de entrada na América do Sul. Questionado sobre a possibilidade de o circo desenvolver espetáculos a partir do Brasil, ele afirmou que observa todas as oportunidades. “Temos projetos ambiciosos, queremos trazer shows. Vamos explorar diferentes eventos. Estamos olhando para tudo. A presença de brasileiros será mais do que natural, à medida em que estabelecermos nossa relação aqui. O Brasil tem muitos talentos. Não fiquem surpresos se virem gente do Rio no nosso casting”, disse Lamarre. 

Para o CEO, a joint venture possibilitará ir além dos espetáculos de algumas semanas. “Vamos construir uma companhia brasileira forte, estaremos aqui sempre e o Cirque sempre se apresentará aqui”, antecipou. 

As primeiras ações são esperadas para o ano que vem. A próxima turnê do Cirque no Brasil, que acontecerá no final de 2013, ainda estará a cargo da Time for Fun, que já tinha um contrato com a companhia circense. “Mas nada impede que a gente lance outros produtos antes, durante ou depois. Vamos agregar à marca que anteriormente vinha para o Brasil mas depois ia embora. Agora ela permanecerá aqui continuamente”, explicou Adam Adler, CEO da IMX. 

A parceria prevê 50% de participação para a IMX e 50% para o Cirque du Soleil. A IMX Arts será uma subsidiária da IMX. Adler admitiu que a companhia tem planos de abrir capital no futuro, mas evitou falar em prazos. “Vamos trazer o que há de melhor em artes cênicas para a América do Sul. O Cirque, de fato, vai se estabelecer no Brasil. Terá endereço, estará no Rio de Janeiro. Vamos trazer muito conteúdo, não só os grandes eventos que já vêm para cá”, declarou. 

fonte: Cultura e Mercado

2 de out. de 2012

O BLOG CULTURAL BACANAL DAS ARTES ESTÁ DE CARA NOVA...


CLIQUE NA IMAGEM DO TÍTULO DO BLOG, NO TOPO DESTA PÁGINA, E VÁ PARA A PÁGINA INICIAL.
.

ANA JANSEN SOBE AOS PALCOS DE SÃO LUIS - MA



Assista abaixo trechos do espetáculo:

Serviço:
Espetáculo Teatral: ANA DO MARANHÃO
Texto: Lenita de Sá
Direção: Cássia Pires
Com: Abluir Produções Artísticas
Dias: 13/out (sábado) às 20h e 14/out (domingo) às 19h
Local: Teatro Alcione Nazareth (Centro de Criatividade Odylo Costa, filho - Rua Rampa do Comércio, 200 - Praia Grande) Tel. 3218-9933
Ingresso: R$ 20,00
Maiores Informações:  8803-3609

fonte: Cássia Pires

El Mar Sin Nombre, da Colômbia, coloca 50kg de açucar no palco - SP

O espetáculo "El Mar Sin Nombre" da Cia Estrantes Danza, de Bogotá/Colombia se apresenta dia 05 de outubro às 20h na Programação Sansacroma em São Paulo.

Em um cenário coberto de açúcar que evoca a imagem de um mar branco ou jardim japonês, o obra onde as duas interpretes criadoras revelam mediante uma construção simples e poética de ações e movimento, a indagação sobre a necessidade, a distância, o desejo, a presença de alguém ausente, a perda de controle, a sensação de vazio e não lugar, nos oferece momentos emotivos carregados de silencio, palavras secretas e cumplicidade. 

O projeto de programação do Ninho Sansacroma, contemplado pelo Prêmio Procultura – Programação de Espaço Cênico -, tem a intenção de efetivar um intercâmbio artístico/cultural entre os artistas locais, enfatizando o movimento hoje denominado como “cultura periférica”, e os artistas dos outros pontos da cidade que estão inseridos no circuito cultural paulista. 

A Companhia Estrantes - Companhia de dança contemporânea que desde o ano 2001 desenvolve sua pesquisa e criação a partir da composição de uma linguagem cênica: corpórea, teatral e emotiva, consolidando-se como um espaço permanente de indagação e produção artística para a criação de uma poética do corpo e do movimento. Sua proposta cênica elabora-se a partir de uma fusão e encontro entre as diferentes disciplinas artísticas que suportam a imagem, a ação e a coreografia. 

A companhia propõe em cada obra uma linguagem de expressões íntimas capazes de comunicar além do movimento físico e da técnica. É assim que seus diretores e sua equipe de bailarinos e atores enfatizam a elaboração de uma dramaturgia do movimento, mediante a qual procuram oferecer um mapa de sensações e pulsões no qual o espectador possa navegar e encontrar suas próprias sensações, pulsões e significados. A composição e criação de suas obras surgem em resposta à necessidade de traduzir as palavras da alma para composições e partituras de alta exigência física, que envolvam intensamente a visão, sensação, experiência de vida e necessidade expressiva de cada bailarino-ator. 

Ficha Técnica Concepção, direção e coreografia: Vivian Nuñez Medina 
Interpretação: Erika Mata Gonzales e Vivan Nuñez Medina 
Música: Sidsel Endersen, Meredith Monk, Balanescu Quartet, Chango Spasiuk e Cinematica Orquesta Textos: Vivian Medina e Framento Benedetti 
Fotografias: Carlos Mario Lema e Frederico Rios 
Produção: Estantres Danza 

Serviço 
Dia 05 de outubro, sexta-feira às 20h 
Ninho Sansacroma: Rua Dr. Luís da Fonseca, 248 - Parque Maria Helena – Capão Redondo (100mts do Metrô Capão) 
Duração: 35 minutos 
Recomendação: livre 
Tel de informações: 11 5511-0055 
Entrada Franca

fonte: Canal Aberto

Caixeiras do Divino Espirito santo em Curitiba - PR

clique na imagem para ampliar

Sonora Brasil apresenta:
Caixeiras do Divino
Data: 10/10
20hs
Teatro SESC da Esquina

Curitiba-PR
Ingressos: gratuito


fonte: SESC/PR

BAR BRAHMA RECEBE A CANTORA ITALIANA MAFALDA MINNOZZI PARA SHOW DO SEU NOVO CD SPRITZ - SP


Releituras de letras populares da música italiana interpretadas com o swing e tempero do jazz dos anos de 1950 e 1960. MAFALDA MINNOZZI, cantora italiana apaixonada pelo Brasil há 16 anos, fará show no dia 9 de outubro de 2012 do seu mais novo show, “SPRITZ”, no Bar Brahma, uma das casas paulistanas mais tradicionais de São Paulo. No espetáculo, Mafalda sobe ao palco acompanhada por um quarteto de jazz formado por Agenor de Lorenzi (piano), Rubem Farias (baixo acústico), Marco da Costa (bateria), e a guitarra mais que especial do nova-iorquino Paul Ricci, que assina a direção musical do show.
Com afinação natural e capacidade interpretativa, Mafalda Minnozzi inspirou-se em suas influências jazzísticas: Count Basie, Cole Porter, Caterina Valente, Frank Sinatra, entre muitos outros para fazer a releitura, ao lado de Paul Ricci, de músicas tradicionais italianas como "Aldilá", "Tú Vuo Fá L'Americano", "Amore Baciami", "Volare" e "Dio Come Ti amo". Essas obras ficaram conhecidas após grandes festivais, como o de Sanremo, o Festival della Canzone Italiana, considerado um dos mais importantes eventos de música do mundo. Destacam-se no repertório de Spritz compositores de peso, da importância de Ennio Morricone, Renato Carosone, Paolo Conte e Umberto Bindi.
Show Mafalda Minnozzi em “Spritz”
Dia: 9 de outubro de 2012
Local: Bar Brahma – Salão Central
Horário: 22h
Preço: R$35,00
Endereço: Avenida São João, 677, Centro (cruzamento com a Av. São João)
Tel.: (011) 3367-3600/3601
Duração: 90 minutos
Capacidade: 750 lugares
Reservas: reservas.bbcentro@fabricabares.com.br – a partir das 21h
Acesso para pessoas com necessidades especiais, estacionamento (vallet), área para fumantes, ar-condicionado

fonte: Canal Aberto